segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Consumerismo

1. Consultando o link completa dois dos tópicos "Não é fácil, ser consumidor."

Diferentes Marcas, consoante as marcas e os locais de compra os preços variam. As pessoas de hoje em dia  dão mais valor ao crédito de consumo pois os produtos de hoje em dia estão muito caros.


2. A DECO concebeu a apresentação que tens estado a ler para promover a Educação do Consumidor e práticas consumeristas.
Refere dois objectivos da Educação do Consumidor.

Distinguiras necessidades básicas dos desejos e necessidades supérfluas. Utilizar a informação disponível para a tomada de decisões de consumo mais selectivas e esclarecidas.Satisfazer as suas necessidades reais de acordo com os seus recursos financeiros disponíveis. Tomar decisões de consumo autónomas e independentes da pressão comercial exercida. Compreenderem que medida os seus comportamentos de consumo e o seu estilo de vida podem afectar a economia, o ambiente e a sociedade de uma forma geral. Desenvolver uma atitude de cidadania, participação activa e solidária na resolução dos problemas de consumo.


3. “Até à data, e no geral, o homem actuou no seu ambiente como um parasita, tomando o que deseja com pouca atenção pela saúde do seu hospedeiro, isto é, do sistema de sustentação da sua vida.” Hutchison (2000), citado em Consumo e Ambiente
Distingue o caminho Tecnozóico do Ecozóico, e refere a importância das tecnologias limpas para salvar o Planeta da degradação do ambiente e das alterações climáticas.


Podemos definir consumo tecnozóico como um tipo de consumo em se espera que a tecnologia tenha recursos inesgotáveis para resolver a crise ecológica que resulta do consumismo. Consumo Ecozóico acredita no estabelecimento de uma nova relação com a natureza, que se baseia em reduzir o impacto destrutivo de um consumo irresponsável sobre o ecossistema, de modo a garantir sustentabilidade na Terra.

4. Verifica que o consumo insustentável referido na questão anterior é explicado mais facilmente pela Psicologia ou pela Sociologia que pela racionalidade económica.


Na nossa sociedade, existe cada vez mais a necessidade de substituir o trabalho humano pelo trabalho maquinizado, o que nos leva a consumir cada vez mais equipamentos tecnológicos. Mas isto é apenas uma crença da nossa sociedade, e que pode ser alterada através de uma ciência que incida sobre os pensamentos humanos/sociais, como a Psicologia ou a Sociologia e não pela racionalidade, uma vez que esta apenas se centraria na parte económica relativa ao consumo dos eletrónicos.

5. Refere como o consumismo é responsável pela exclusão do acesso de grande parte da população aos bens de consumo.

O consumismo é um tipo de consumo sem critérios, compulsivo e irresponsável, que através dos bens adquiridos pretende demonstrar um determinado estatuto social. No entanto, a maior parte da população não dispõe de capital para comprar estes produtos, o que conduz à exclusão de grande parte da população deste consumo simbólico/consumismo.

6. Comenta dois direitos do consumidor que te pareçam frequentemente obstruídos.

DIREITO À QUALIDADE DOS BENS E SERVIÇOS - muitas das vezes adquirimos produtos que não correspondem ao que realmente esperamos. Muitas vezes, alguns serviços públicos não funcionam da forma que deviam funcionar. Por este motivo a qualidade de bens e serviços é muitas vezes violada.

•DIREITO À FORMAÇÃO E À EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO - apesar de a formação e educação para o consumo existir, existe em muito poucas e insuficientes quantidades.

7. Será que frequentemente os jovens transmitem às suas famílias comportamentos de consumo mais consistentes com os seus deveres enquanto consumidores? Justifica.

Dependendo do tipo de produto que queremos adquirir, os jovens transmitem/ou não os comportamentos de consumo mais consistentes. Se quisermos adquirir bens de qualidade tecnólógicas, um jovem é mais indicado, pois percebe mais de novas tecnologias do que uma pessoa mais velha. Se formos ás compras de produtos alimentares, a pessoa mais velha será mais competente para prestar a informação mais consistente.

8. Indica os quatro erres do Rap do Eco Consumidor



R - Reciclar

R - Reduzir

R - Reutilizar

R - Repensar

8. Indica os quatro erres do Rap do Eco Consumidor*


9. Do teu ponto de vista o que é mais importante para consumir responsavelmente?

A - Conhecer a Lei do Consumidor

B - Ter valores compatíveis com um consumo responsável
Justifica.

Do nosso ponto de vista, para consumir de forma responsável, é mais importante ter valores compatíveis com o consumerismo do que conhecer a lei do consumidor.

10. Escolhe uma área do site da União Europeia e faz um link para lá, apresentando a respectiva descrição.
 
Quais são os nossos direitos enquanto consumidores? Quer se trate de comprar roupa, telemóveis ou viagens organizadas, as leis europeias asseguram-nos que seremos tratados de forma correcta e beneficiaremos das mesmas leis e da mesma protecção, onde quer que estejamos na União Europeia (UE).

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