quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013
Estruturas de Mercado
1. Observando a tabela de Francisco Pereira de Moura distingue concorrência pura de monopólio.
quanto ao número de empresas a vender, em concorrência pura são muitas, em monopólio é apenas uma.
quanto a dimensão das empresas, em concorrência pura estas são pequenas, enquanto no monopólio esta é grande.
quanto ao produto admite se que em concorrência pura as empresas produzem produtos similares isto é com as mesmas características, indiferenciado.
quanto ao domínio das empresas sobre os preços, este é impensável em concorrência pura, mas será o aspecto mais negativo apontado ao monopólio.
2. Indica as quatro hipóteses admitidas em concorrência perfeita.
As empresa vendem um produto padronizado.
As empresas são aceitantes de preços, isto é, nenhuma tem poder para os influenciar.
Os factores de produção são perfeitamente variáveis a longo prazo
As empresas e os consumidores têm informação perfeita.
3. Critica cada uma das quatro hipóteses acima lendo o texto de Robert Frank.
As empresas vendem um produto padronizado
Não há substitutos perfeitos para quem conhece bem os produtos. quem aprecia cerveja distingue uma SUPER BOCK ou uma CARLSBERG de uma SAGRES para quem não gosta de cerveja , provavelmente serão iguais,
Os factores de produção são perfeitamente variáveis a longo prazo
A mobilidade do trabalho é particularmente inverossímil, porque as pessoas vivem condicionadas pela sua cultura.
As empresas e os consumidores têm informação perfeita.
Muitos continuam a achar que " o segredo é alma do negócio", ocultando deliberadamente informação. o mundo é complexo e existem inevitavelmente muitos aspectos sobre os quais a informação nos escapa.
4. Distingue concorrência perfeita de concorrência monopolista associando cada uma destas formas de mercado a uma das situações A ou B cuja curva da procura se apresenta. Justifica a resposta com Richard Lipsey.
Dada a sua reduzida dimensão conseguem vender toda a produção ao preço estabelecido no mercado, mas se aumentarem o preço um cêntimo deixam vende, porque os consumidores irão optar por outros vendedores. portanto as empresas em concorrência enfrentam uma curva da procura que tem a configuração de uma recta horizontal já na situação B (CONCORRÊNCIA MONOPOLISTA)
Se a empresa subir o preço, diminuirá os negócios em beneficio dos seus concorrente s; não perderá, porém, todos os seus clientes só porque o seu preço é mais elevado que dele. é que a diferenciação do produto em relação aos concorrentes fará com que algumas pessoas os prefiram aos outros competidores , menor será a elasticidade da curva da procura, traduzindo-se graficamente na sua maior inclinação.
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