1. Aponte algumas razões que podem conduzir a uma repartição do rendimento injusta, mesmo num mercado eficiente.
Apesar do mercado poder ser eficiente a 100 %, a repartição do rendimento pode tornar-se injusta. Fatores como o local de nascença, da riqueza herdada, dos talentos e esforços, da sorte na vida, e de outros fatores.
2. Distinga o rendimento pessoal do rendimento pessoal disponível.
O rendimento pessoal engloba o total do dinheiro recebido por um indivíduo ou família, durante um período de tempo (normalmente um ano). Se ao rendimento pessoal tirarmos os impostos pagos pelas famílias, ficamos com o rendimento pessoal disponível, ou seja, o que as famílias têm para gastar.
3. Considerando uma nova distribuição do rendimento, calcula nos 3 países:
a) A percentagem do Rendimento Nacional que cabe ao trabalho (Repartição Funcional do Rendimento);
b) Quantas vezes o salário máximo é maior que o salário mínimo (Leque salarial);
c) Em que país o rendimento se encontra melhor distribuído? (considerando todos os rendimentos, ie., a Repartição Pessoal do Rendimento);
d) O Rendimento per capita.
3.1. Comente os resultados obtidos nas alíneas acima.
4. Refira três limitações do Rendimento per capita.
O rendimento per capita calcula uma média de repartição do rendimento, e por se uma média calculada, ignora as desigualdades existentes em determinado país (se eu comprar um frango a meias com um amigo, e comer o frango inteiro sozinho, a média diria que comemos metade cada um). Para além disso, o rendimento per capita consiste na economia não registada. Finalmente, o PIB ignora as diferenças de preços nos países comparados. Se duas famílias forem comparadas em países diferentes, com o mesmo rendimento, a família que vive no país mais caro terá um nível de vida inferior, apesar do mesmo rendimento.
5. O EuroStat, calculando o Rendimento pessoal disponível per capita real ajustado, já pretende responder a uma das limitações do Rendimento per capita. Qual? Justifique.
O EuroStat calcula o rendimento pessoal disponível per capita real ajustado, e desta forma compara os rendimentos em diferentes países tendo em conta as diferenças de preços, refutando assim a questão das diferenças de preços nos países.
6. Publica uma imagem com os valores do Rendimento pessoal disponível per capita real ajustado, para 10 países à tua escolha. Comenta o quadro.

Sem comentários:
Enviar um comentário