terça-feira, 14 de maio de 2013
Poupança e Investimento
1. Justifique porque o conteúdo poupança foi abordado conjuntamente com o investimento.
o conjunto de poupança foi abortado conjuntamente com o investimento porque as poupanças das familias e das empresas constitui a maior fonte do financiamento dos investimentos.
2. Refira o efeito da facilitação do crédito nos anos 90, sobre a taxa de poupança da sociedade portuguesa.
Com a facilitação do crédito nos anos 90, a Taxa de Poupança diminuiu e o Rendimento Disponível dos Particulares (Consumo Privado + Poupança) aumentou.
3. Identifique uma opção de poupança perigosa e sem qualquer rendimento.
O entesouramento é uma opção perigosa de poupança, uma vez que hoje em dia é difícil encontrar um lugar seguro para guardar o dinheiro, e o montante poupado não dá origem a qualquer tipo de rendimento, o que não valoriza o rendimento.
4. Identifique o destino de poupança mais comum.
O destino de poupança mais comum é o depósito do montante poupado num banco, valorizando-o através das taxas de juro (passivas).
5. Identifique a aplicação da poupança que contribui para o aumento da capacidade produtiva.
A aplicação da poupança que contribui para o aumento da capacidade produtiva é investimento.
6. Explique porque a taxa de lucro deverá ser superior à taxa de juro.
Quando um empresário arrisca o seu dinheiro, de forma a receber um lucro no fim do processo produtivo, através da valorização do bem ou do serviço produzido. Ora, o empresário procurará um banco com taxas de juro baixas, de forma a pagar menos o custo do empréstimo solicitado. Mas se as taxas de lucro que ele obtivesse fossem
7. “A taxa de juro é o preço de equilíbrio que se estabelece entre quem procura e quem oferece liquidez”. Comente.
As taxas de juro estão relacionadas com depósitos de poupanças num banco. Quem procura liquidez pretende obter uma valorização do dinheiro, enquanto quem oferece liquidez pretende obter dinheiro retirado à conta do depositante, por prestarem serviços. Assim, obtém-se a taxa de juro, que deve agradar aos dois, a quem procura e a quem oferece. Por outras palavras, "consiste em emprestar a quem precisa de liquidez a um preço superior àquele a que captou poupanças.
8. Explicita as funções do investimento.
Existem 3 funções do investimento:
- REPOSIÇÃO/SUBSTITUIÇÃO DO CAPITAL - permite a manutenção da capacidade produtiva
- FORMAÇÃO/CRIAÇÃO DE CAPITAL - permite aumento da capacidade produtiva
- INOVAÇÃO TECNOLÓGICA - permite melhorar ou criar novos processos produtivos ou produtos
9. Explicita o conceito de amortizações.
Podemos definir amortização como o investimento necessário para repor o prejuízo (gasto) das máquinas no período definido por 1/X, sendo X a vida útil da máquina. Por exemplo, se uma máquina tem uma vida útil de 15 anos, todos os anos se amortizam 1/15 para compensar o gasto.
10. Distingue investimento de reposição de investimento de expansão.
Interessa, antes de distinguir os conceitos, compreender que estão relacionados com o conceito de amortização : um investimento de reposição permitirá apenas compensar os gastos provocados pela máquina, que viu reduzido o seu tempo de vida. Um investimento de expansão, para além de compensar o gasto, irá permitir o desenvolvimento do processo através da inovação da máquina.
11. Define investimento líquido.
O investimento líquido é o aumento da capacidade produtiva relacionado com o investimento.
12. Justifica a variação de existências como componente do investimento.
O conjunto de produtos acabados, já em armazém, bem como os produtos em curso de fabrico designam-se existências. A variação de existências, VE = EF-EI, apresentará sinal positivo se EF>EI, ou negativo se EF<EI. As existências têm escassa importância relativamente ao investimento total, mas significam investimento se VE>0 ou desinvestimento se VE<0.
13. Justifica uma elevada taxa de poupança e um elevado volume de investimento como elementos do mesmo “ciclo virtuoso”.
A poupança constitui a maior fonte de investimento futuro, tanto por parte dos particulares como por parte das famílias. Assim, quando a poupança aumenta, a taxa de poupança aumenta e há maior investimento
14. Entre os vários tipos de investimento, identifica o que mais contribui para:
a) o crescimento da economia - investimento imaterial
b) a inovação - investimento real / material
c) a especulação - investimento financeiro
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário