quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013
Teoria elementar da oferta
1. Distingue volume da oferta de quantidade realmente vendida.
Quanto maior for o volume da oferta maior será a quantidade vendida.
2. Refere que a oferta varia com os objectivos das empresas, ou estratégias dos produtores.
A oferta de um produto depende do objectivo das empresas: se o objectivo dos produtores for vender o máximo possível, mesmo à custa de alguns lucros, o produto vender-se-á muito mais do que se eles pretenderem obter o máximo de lucro.
3. Explica por que razão a oferta de um produto depende do seu preço.
A oferta de um produto depende do seu preço porque quanto mais elevado for o preço mais renderá a produção.
4. Explica o efeito do aumento do preço dos outros produtos sobre o volume da oferta do produto N.
O efeito do aumento do preço dos outros produtos sobre o volume da oferta do produto N é devido ao aumento de preços de outros produtos torna relativamente menos atractiva a produção cuja aquele o preço não sobe.
5. Verifica que o aumento do custo dos factores produtivos (trabalho e capital) torna mais caros os produtos nos sectores de actividade que utilizam mais intensivamente o factor produtivo que sofreu o agravamento.
Refere-te ao efeito do aumento do preço do petróleo sobre os diversos sectores da actividade económica.
O aumento do preço do petróleo sobre os diversos sectores da actividade económica terá como efeito se o preço petróleo subir logo aumenta o custo de produção haverá uma produção menos lucrativo.
6. Explicita o impacto do progresso tecnológico sobre o volume da oferta, referindo o seu efeito sobre os
custos de produção.
O impacto do progresso tecnológico sobre o volume da oferta o custo diminui e a oferta aumenta.
7. Indica as variáveis de que depende o volume da oferta, explicitadas por Lipsey na função da oferta.
As variáveis de que depende o volume da oferta são
PN- é o preço do produto
p,..pn-1- a indicação abreviada do preço dos outros produtos
F1....FN-é o preço de todos os factores de produção
G- são as estratégias dos produtores
T- São os estados da tecnologia.
8. Explica como se chega à curva da oferta a partir da função oferta.
À curva da oferta a partir da função oferta chega com o preço situado no eixo das ordenadas e a quantidade da oferta no eixo das abcissas; estão representados os seis pontos correspondentes às combinações preço-quantidade apresentadas no quadro
9. Interpreta a inclinação ascendente da curva da oferta, referindo o incentivo proporcionado pelos lucros.
A inclinação ascendente da curva da oferta indica que quanto mais alto for o preço maior será a oferta do produto.
10. Recorrendo às figuras 8.1 e 8.2 distingue variação da oferta de aumento da oferta.
Na variação da oferta o preço muda constantemente, no aumento da oferta não é a oferta que muda é outra coisa tipo tecnologias etc....
11. Indica três factores que poderão ter estado na origem do aumento da oferta ilustrado na figura 8.2.
Os três factores que poderão ter estado na origem do aumento da oferta são: o progresso tecnológico, a baixa no preço de outros produtos e a baixa no preço dos factores produtivos utilizados.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
voces sao bue burros, copiem mase as respostas das outras.
ResponderEliminarcom os melhores cumprimentos, Tania e Barbara kkkkkk